Grupos do Google
Participe do grupo Google+ Respostas
E-mail:
Visitar este grupo
Traduzir esta pagina:do

domingo, 1 de março de 2009

Usando um domínio próprio em serviços de blog gratuitos

Muita gente tem um blog em serviços gratuitos como o Blogger ou o Wordpress.com, mas mesmo assim querem ter um domínio e e-mail próprios sem se preocupar com a hospedagem.

Eu utilizei por muito tempo os serviços da Zoneedit para direcionar meus domínios diretamente para o meu computador, onde eu costumava rodar um servidor. O método é bastante simples e permite controle total sobre o domínio.

Basta seguir o passo à passo:

1- Cadastre-se no Zoneedit
Uma coisa importante é inserir todos os seus dados corretamente, pois se você esquecer a senha, ele irá pedir todos eles

2- Acesse sua conta
Você irá receber uma senha de acesso no e-mail, com ela basta acessar sua conta para iniciar a configuração

3- Cadastre seu domínio
Essa é a parte mais “complicada”. Ao entrar pela primeira vez na sua conta, clique em Edit Zone e em seguida vá em Add Zones

adicionando_dominio1

Digite seu dominio e clique em Add Zone

Agora ele vai fornecer o endereço dos servidores DNS para que você modifique na sua conta onde registrou o domínio (Godaddy, Registro.br, etc).

Atenção! Esses servidores DNS demoram até 72 horas para ativarem, então se você tentar modificar sua conta no Registro.br irá dar um erro informando que o servidor DNS não possui autoridade sobre o domínio. Basta esperar as 72 horas e tentar novamente.

4- Editando as informações do domínio
Basta rolar a página até o final e clicar em Stat Editing Zone. Só vai ser preciso editar duas coisas nessa página para que o domínio aponte para seu site.

adicionando_dominio3

Clique em WebForwards. É lá que vamos editar o redirecionamento do seu domínio. Vamos adicionar somente uma entrada:

adicionando_dominio4

O asterisco em New Domain serve para que qualquer endereço digitado antes do seu domínio, incluindo somente o domínio, direcione para a página selecionada.

Marque a opção Cloaked, caso queira que o domínio fique fixo e as páginas dentro dele não apareçam na barra de endereços.

Exemplo: ao acessar seudominio.com.br irá redirecionar para seublog.blogspot.com. Ao clicar em algum link dentro do site, ele continuará aparecendo seudominio.com.br na barra de endereços se você tiver marcado a opção Cloaked.

Após digitar essas informações, clique em Add New e na tela seguinte confirme clicando em Yes.

Se você escolheu Cloaked, vai precisar configurar um título para a página, assim como as keywords e a descrição da mesma. Basta digitar o que você quer em cada campo específico e clicar em Change Meta Tags e confirmar novamente clicando em Yes.

5- Configurando o redirecionamento de e-mail

No alto da página clique em MailForward e você verá uma tela parecida com essa:

adicionando_dominio5

Por padrão, todos os e-mails enviados para qualquercoisa@seudominio.com.br, irá redirecionar para o e-mail do seu cadastro. Se quiser mudar isso, ou adicionar um novo redirecionamento, simplesmente edite essa página.

Pronto! Você agora tem um domínio apontando para seu servidor gratuito e com e-mail personalizado. Lembrando novamente que ao criar esse redirecionamento, ele demora 72 horas para ser ativado.

O Zoneedit possui diversas outras funções e se tiver qualquer dúvida ou quiser alguma outra informação mais específica, o suporte deles é ótimo e rápido. Mas você também pode perguntar nos comentários abaixo.

52 Comentários to “Usando um domínio próprio em serviços de blog gratuitos”

  1. 31/Jul/2007 às 13:53Igor

    Tutorial jóia !
    =]

  2. 31/Jul/2007 às 23:50thebuffalo

    Host grátis eu tô fora!

  3. 01/Ago/2007 às 14:55Janio Sarmento

    Isso é propaganda enganosa. Você está ensinando a redirecionar um domíno para o Blogspot, e não a hospedar o seu .com no Blogspot, como dá a entender.

    De qualquer forma, obrigado pela sugestão de pauta. ;)

  4. 01/Ago/2007 às 19:27Sergio

    Eu uso o http://www.everydns.net muito bom também!
    Esse aí eu tentei usar uma vez, mas sem sucesso, talvez eu tente agora com este seu tutorial. Se o usuário acessar meu site sem o www, ele consegue? Pois com o everydns só é acessado com o http://www.

  5. 01/Ago/2007 às 23:38Elza

    legal!!
    eu não tinha idéia de como se fazia isso!
    =]

  6. 02/Ago/2007 às 1:29Pedro Villalobos

    Janio, essa é realmente uma forma de enchergar isso ehehehe MAs até onde eu sei, no blogger você pode usar seu domínio desde que também tenha o seu host.

    Sérgio, sempre usei assim sem problemas. Como eu disse, com o asterisco, funciona com ou sem o www pode ser até lalala.seudominio.com que vai :)
    Elza, valeu pelo comentário =)

  7. 27/Set/2007 às 7:57Ricardo

    Toda empresa de registro decente oferece o serviço de redirecionamento, não vejo motivo para usar esse Zoneedit ou qualquer outro do gênero.

  8. 28/Set/2007 às 12:40Pedro Villalobos

    Empresas de registro estrangeiras oferecem isso. Mas experimente registrar um domínio no registro.br ;)

  9. 16/Out/2007 às 11:25Techely News

    “Empresas de registro estrangeiras oferecem isso. Mas experimente registrar um domínio no registro.br”

    Realmente estou com dificulades em que o registro.br aceite os servidores da wordpress.com, tem algum jeito de fazer isso?

  10. 16/Out/2007 às 15:45Pedro Villalobos

    Olha, você tem que colocar os endereços de DNS do wordpress.com, do contrário vai ter que usar um serviço como o do zoneedit.net

  11. 16/Out/2007 às 20:28Techely News

    Quando coloquei o DNS do wordpress o registro.br retornou o erro de que a pesquisa foi recusada e servidor desconhecido para os servidores ns1.wordpress.net, ns2.wordpress.net…..

    li em um tutorial sobre o redirecionamento usando o EveryDNS ou o DNSPark no primeiro tive o mesmo erro, no segundo passou más ainda não descobri no DNSPark onde configurar o endereço do meu dominio apontando para o meu blog no wordpress.

  12. 25/Out/2007 às 7:08Pedro Villalobos

    Porque você simplesmente não usa o ZoneEdit?

  13. 25/Out/2007 às 9:54Techely News

    Pois é…. na primeira vez que li seu post entendi que era “somente” para quem fosse usar seu próprio computador como servidor, que não era o meu caso, agora lendo novamente que entendi melhor.
    Apropósito consegui trabalhar como DNSPark e pode ter certeza que suas informações foram úteis..
    Obrigado.
    OBS: Não deixe de visitar http://www.techely.com.br tem algumas notícias legais.

  14. 30/Nov/2007 às 23:51Lima

    Leeegal, vou tentar.
    Eu tenho varios dominios, porém queria muito que um subdominio meu tivesse o redirecionamento sem que aparecece ou sem que ele redirecionasse totalmente para o WordPress, o fato é que eu fiz uma puta pagina no wp e não consigo refaze-la no Blogspot que esse ja oferece a opção para mudar no DNS o CNAME.. o WP também oferece esta opção só que aí voce ten de desenbolsar uns ‘dolares’ por ano. E não vejo necessidade.
    Vou tentar este aí mundando apenas o subdomnio que criei para este servidor.
    Eu tenho um plano de revenda de hospedagem na verdade eu uso mais para hospedar os sites que desenvolvo para meus clientes, o “Fantastico” até oferece a opçao de instalar o WP em algum diretorio ou o dominio próprio, o embaçado é que nao tem como mudar o lay. “/

    Vou ver este, se eu conseguir, posto aqui.
    Um abraço e valeu pela dica!

  15. 01/Dez/2007 às 15:46Pedro Villalobos

    Boa sorte Lima. Esse método funciona sem problemas no WP.

  16. 06/Fev/2008 às 1:07Romero Filho

    Bom, tenho que lhe agradecer pelo excelente tutorial que vc publicou…. Notei algumas pessoas fazendo comentários pouco construtivos, não ligue! SEU POST TA SHOW!

    Outra, o nome do Post “Usando um domínio próprio em serviços de blog gratuitos” esta certo!!!!

    Uma coisa que ninguém pensou foi no trabalho que vc teve em edita e organizar direitinho as imagens …..

    Pedro, seu Post e nota 10!!!
    Parabéns ………

    Ops: Estou trabalhando na configuração do Blog do meu pai http://cursoscintra.blogspot.com/ —->>> http://www.cintra.vet.br.
    Ficarei no aguardo das 72Horas para altera os DNS no Registro.br….

    Att. Romero Filho

  17. 28/Fev/2008 às 19:16Paula

    Oi Pedro,

    Tenho um blog do wordpress e gostaria de comprar um domínio (me falaram sobre o 100br.com), mas não sei como adicionar o domínio ao blog. Se você puder explicar um pouco mais sobre como fazer isso ia me ajudar bastante :)
    Obrigada!
    um abraço,
    Paula

  18. 04/Abr/2008 às 11:10dioned campos

    ola amigo tudo bem?
    bom vi que vc colocou um tutorial a respeito do zoneedit
    ja fiz isso tudo ai e deu tudo certinho.
    mais eu mudei de hospedagem e nao sei como mudar o domio para essa nova hospedagem será que você pode me ajudar
    qualquer coisa me avisa por e-mail vou agredecer muito à ajuda.
    dionedcampos@gmail.com

  19. 15/Abr/2008 às 14:21gadarf

    Post muito bom. Mas vale lembrar que caso o serviço usado aceite, uma entrada CNAME seria melhor pois mantém os endereços das páginas.

  20. 02/Mai/2008 às 14:06Thiago Reis

    Registrei um domínio recentemente, mas ainda não contratei nenhum plano de hospedagem. Daí pensei em usar um serviço de redirecionamento, e encontrei esse post.
    Valeu pela dica. Deu certinho comigo!
    Endereço do meu blog:
    http://thibireis.wordpress.com
    Meu domínio:
    http://www.thibireis.info

  21. 14/Mai/2008 às 17:25Gilliard

    Olá, segui seu tutorial e deu quase tudo certo. Pelo que eu havia entendido, pensei que nao precisasse do www para acessar o site. O problema é que realmente nao precisa ser www, mas tem que ter alguma coisa antes, seja o que for. Nao tem como eu fazer acessar direto com meudominio.com.br?
    Outra coisa que nao funcionou foi o redirecionamento de e-mails… todos que eu mando voltam. Preciso fazer mais alguma coisa no zoneedit ou no registro.br?
    Muito obrigado e parabéns pelo tutorial.

  22. 23/Mai/2008 às 11:55jididias

    valew me serviu muito

  23. 04/Jun/2008 às 8:22A.B.Delphini

    Olha só durante seu excelente passo-a-passo, vc em nenhum momento informa que o Zoneedit e pago, e que a conta free e trial ou seja expira, isto e fato ou não ?

  24. 11/Jun/2008 às 10:05Pedro Villalobos

    Gilliard, como falei no post, basta colocar um * (asterisco) no local em que ele pede pra inserir algo antes do nome, ai qualquercoisa.seudominio.com vai direcionar para o site ;)
    Delphini, o zoneedit tem uma versõa gratuita para uso com até 5 domínios. Utilizo o serviço deles a muitos anos e nunca tive problemas

  25. 11/Jun/2008 às 11:03Gilliard

    Pedro, eu já havia conseguido resolver o problema. O que eu queria era acessar sem nada antes do domínio, e não com qualquer coisa. Colocando * aceita qualquer coisa antes, mas deixando em branco ele aceita diretamente o domínio como eu queria. Obrigado e fica aí a dica para quem quiser acessar diretamente sem www ou qualquer outra coisa antes do domínio.

  26. 06/Jul/2008 às 17:26erick

    Esses caras ñ sabem de nada, esse tutorial foi muito loco, eu tenho um site com o endereço gigante ai nimguen acessava agora com esse tutorial eu to de boa.
    valeu.

  27. 09/Jul/2008 às 10:32tairo

    Ola galera segui o tutorial acima para colocar um dominio personalizado no blogger so que ate agora o novo dominio nao ta funcionado . Fiz tudo passo a passo .Comprei meu dominio no
    http://www.superdominios.org add as dns la q peguei no zoneedit
    ,coloquei o endereço la no blogger :
    http://www.webbaixaki.com dominio que eu comprei ,esperei as 72 hrs e num ta funcionado nao
    si alguem ai saber como resolver esse problema entre em contato
    blz.
    msn tairok9@hotmail.com

    ou entre la no blog:
    webbaixaki.blogspot.com

  28. 14/Jul/2008 às 18:09eric

    o meu tambem não deu certo, esperei as 72 hrs e naum ta funfanu
    ja fiz de tudo mas naum deu
    se alguem souber me explica aew plxx…
    http://www.equipeaudio.rg3.net
    ou se preferir:
    http://equipeaudio.blogspot.com/

    Flw Galera

    (áh o tuto ficou fera pakas , só que eu so quero resolver isso)

  29. 21/Jul/2008 às 13:44Felipe

    Perfeito!! obrigado

  30. 10/Out/2008 às 15:55Danilo

    E agora! O que eu faço no Registro.br?

    Já fiz o tuto certim!

  31. 18/Out/2008 às 16:54Pedro Villalobos

    Danilo, no Registro.br você insere os endereços DNS que o ZoneEdit te passou

  32. 23/Out/2008 às 16:30EdDy

    Cara… segui este tutorial ai e tah dando tudo certo … agora meu blog está fora do ar … já fiquei sabendo que isso é normal tbm … fica fora do ar em até 72 horas neh?
    mais uma pergunta … no BLOGSPOT quando você vai colocar lah o seu domínio personalizado vc digita com ou sem www?

    http://www.meudominio.com.br
    ou
    meudominio.com.br

    abraços até +
    sucesso pra você …
    quando meu blog voltar, dá uma passada lá ^^

  33. 25/Out/2008 às 14:09EdDy

    Outra perguntinha …. fiz o domínio e segui o tutorial aqui postado … depois de 1 dia o meu site estava no ar com o domínio http://www.jumentrix.com.br - porém quando eu digitava jumentrix.com.br não entrava no site … depois de algum tempo … “algumas horas” ele saiu do ar dinovo … aparece o erro 404 … é normal ?? ainda tenho que esperar mais … ? ou pode ter sido algum problema ?

  34. 28/Out/2008 às 18:14Rafael

    Fala,

    Muito produtivo esse post, muito mesmo! A dúvida é a seguinte, tenho um blog, um forum e uma loja virtual.

    Vou comprar um dominio. “EVGA.com.br”

    meu blog ficaria: http://www.evga.com.br
    queria sabe ser com o znonedit, posso redirecionar os sub dominios:
    forum.evga.com.br ou evga.com.br/forum
    shop.evga.com.br ou evga.com.br/shop

    sendo que cada um desses sites estao hospedado em um host gratuito.

    Rola?

    Abraços

  35. 03/Nov/2008 às 0:15Igor Morais

    Informações simples e com ótima didática. Parabéns pelo tutorial, fiz e obtive sucesso. Obrigado.

  36. 04/Nov/2008 às 18:21max

    Ola amigo, primeiramente obrigado pela ajuda foi muito util, mas me resta uma duvida. depois de fazer tudo fiquei com esta mensagem:
    MPORTANT: Before your “issomesmo.com.br” site is live
    you must contact your registrar (the people from whom
    you purchased this domain name) and tell them to change its
    nameservers to:

    o que devo fazer agora, espero ou faco mais alguma configuracao?
    Obrigado

  37. 04/Nov/2008 às 18:26max

    Esqueci de dizer meu dominio esta no registro brasil.

  38. 04/Nov/2008 às 23:29Marcos

    Cara, eu dividia uma conta de hospedagem com um cara. Só que ele não pagou e suspenderam o meu blog e o dele também. Então queria mudar de hospedagem e já criei uma conta no Zoneedit, conforme suas instruções. Agora quando eu vou editar lá na conta do meu domínio, e ponho o ns2.zoneedit.com no servidor master e o ns18.zoneedit.com no servidor slave 1, o registro.br diz que o domínio é desconhecido. Como eu resolvo isso?

    Agradeço desde já!

    Abração!

  39. 05/Nov/2008 às 11:21Pedro Villalobos

    Max e Marcos, para ambos os casos o que deve ser feito é esperar as 72h que o zoneedit pede e ai sim inserir os dados no Registro.br

  40. 06/Nov/2008 às 16:19max

    Oi Pedro, so passei pra lhe agradscer mais uma vez pelo tutorial, perfeito, funciona mesmo…valeu amigo…e nao deixe de acessar o produto pronto http://www.santafelanches.com.br..abracao

  41. 13/Nov/2008 às 11:58Igor Morais

    EStou emperrado na hora de receber os email pelo hotmail, passaram as 72h e nada, mudei p yahoo, passam as 72h e nada, troquei novamente para hotmail, e nada! rsrssrrs.. alguem teve algum problema parecido ou tem alguma sugestão? abraço a todos.

  42. 15/Nov/2008 às 21:00elison

    olá eu tenho um site gratuito ai eu comprei um domínio para mim mais não sei redireciona Cera que alguém pode mim ajuda??
    eu comprei o domínio na UOL HOST.la tem um Editar DNS e um Servidor Master mais eu sou um leigo…. e não sei de nada sobre….

  43. 16/Nov/2008 às 10:43Pedro Villalobos

    Igor, aqui sempre chega na hora. O que demora 72h é a ativação do dominio nos servidores do ZoneEdit. Experimente outro email (gmail?) e veja se não está caindo na caixa de spam.

    Elison, você pode efetuar a mesma configuração usando os DNS do zoneedit no UOL Host, ou simplesmente pode usá-lo para REDIRECIONAR o dominio para onde quer. O Uol oferece isto.

  44. 16/Nov/2008 às 11:06elison

    ei muito obrigado pela informação, mais como configura?

  45. 16/Nov/2008 às 11:38elison

    na administração do domínio tem os seguintes campos,
    Servidor Master , Servidor Slave1,Servidor Slave2, Servidor Slave3, Servidor Slave4. nos 3 primeiros tem esta descrição, ns1.dominio.uol.com.br, tem mais 2 que ñ a nada dentro…
    ai si vc pude mim ajuda eu vou fica muito agradecido…..obg..

  46. 16/Nov/2008 às 15:45EdDy

    Como citado ali acima … ótimo post …!!!
    a única coisa que não está funcionando pra mim é o lance de digitar sem o “WWW” …… para entrar no site tem que digitar http://www.jumentrix.com.br sem o www não entra… já conferi tudo, não fiz nada de errado …. =S alguem ai está com o mesmo problema??? alguem tem uma solução pra isso ?????

  47. 16/Nov/2008 às 16:25Pedro Villalobos

    Elison, procure algo relacionado a REDIRECIONAMENTO na sua pagina de administração. Pelo sistema de venda de dominios do Uol ser muito novo, ainda não usei ele ainda.

    Eddy, você colocou o redirect sem nada e em seguida com asterisco? Coloque os dois e veja se funciona

  48. 17/Nov/2008 às 7:33elison

    ei pedro sera que vc ñ poderia configura para mim?
    msn [email removido]

  49. 17/Nov/2008 às 10:11Pedro Villalobos

    Elison, de uma lida na Ajuda do Uol ou peça suporte para eles. Eu realmente não posso fazer esta configuração para você.

5 comentários:

  1. Oieee pessoal,

    Como sou novata gostaria da ajuda de vcs, pois criei um site na Wix.com e não consigo registra-lo no registro.br, pois eles não me fornecem o DNS só o end IP e assim a registro.br diz que não dá para fazer.
    Se alguem souber como me ajudar, por favor me mande um e-mail para sabrinaflp@hotmail.com, estou a um mes tentando achar uma saida e nada.

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. www.ABNIX.com.br - Hospedagem de Sites, Com 250 gigas de espaço, com Trafego ilimitado, Email ilimitado, e o Sevidor no Brasil que da mais velocidade para abrir seu site – Esse valor não encontra purai (Valor 10.00 R$ Mensal.)

    Tenha Sua Rádio Web a 40.00 R$, com Site Administravel - Streaming de 1000 ouvintes a 64kbs com Auto Dj de 10 Gigas, Já Incluso com Hospedagem. Entre no site www.abnix.com.br ou msn suporte@abnix.com.br

    Oportunidade - Seja Nosso vedendor ganhe 50 % das suas vendas, Indique Clientes para ABniX Host. Na Quinta Venda Damos um Dominio com hospedagem Gratis totalmente gratis .

    ResponderExcluir
  3. Dá para fazer isso com um site do wix?
    Obrigada,
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Lendo este post, resolvi contar uma esperiencia que tiver com hospedgens, passei por apuros com hospedgens durante algum tempo, hospedagens que prometiam muito e nao cumpriam, resolvi depois de ter testes com algumas testar a Inter.net, que eu realmente desconhecia até entao. Eles me ofereceram um plano de hospedagem ilimitado, com transferencia ilimitada, espaço em disco ilimitado, e dominios ilimitados na mesma hospedagem. E ainda me ofereceram outras funções que eu desconhecia como a possibilidade de instalar o wordpress ou o PHPbb entre outras ferrmentas, diretamente por um painel de controle com 2 cliques.

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe o que está contecendo com o ZoneEdit, meu site está fora do ar a 4 dias.

    ResponderExcluir